
O rendado da folk-music do norte-americano Andrew Bird, oriundo da cidade de Chicago, teve uma noite extra no cinema S. Jorge de Lisboa. Tendo esgotado a data marcada, fez-se mais uma data e foi um Andrew Bird- Redux. Acabou por ganhar com isso todo o público que teve a sorte de se deslocar ontem ao velho cinema da AV da Liberdade. O músico toca esta noite, 26 de Maio, no Theatro Circo de Braga.
Por Shampo Decapante | info@mundouniversitario.pt
Foi com um ar fatigado, que o músico começou o concerto numa toada mais indie. Ao fim da primeira canção, descalçou os sapatos e sentiu-se em casa. Sozinho em palco, apenas com um violino, uma guitarra e um xilofone, Andrew Bird carrega para o palco um vasto Universo sonoro. Pode-se fechar os olhos e começam a chegar-nos imagens de velhos combatentes como, Vini Reilly e os seus Durutti Column, David Sylvian com os Japan, Ryuichi Sakamoto ou a beleza melancólica da Virgínia Astley.
Público rendido
Entre o dedilhar no violino e o assobio de ‘Tenuousness’, o músico mudou o concerto para um ambiente mais New-Country, um salto de gigante com o público rendido e a ensaiar uns primeiros aplausos, inicialmente tímidos, e que começaram a acompanhar o músico numa e noutra canções. «A minha música, nunca é por muito tempo, muito “Groovy”», responde Andrew Bird, que acabaria por arrancar sorrisos e aplausos de uma plateia completamente rendida ao encanto e ao talento do simpático músico norte-americano.
Folk e Fado
Músicas como ‘A Nervous Tic Motion Of The…’, ‘Carrion Suite’, ‘Plasticities’, ou ‘Natural Disaster’, pregaram a audiência à sala do histórico cinema e mesmo algumas falhas no xilofone e no violino depressa foram perdoadas, talvez por virem da noite anterior de uma escapadela ao fados, que o músico revelou muito inspiradora. E se Andrew Bird no passado começou a compôr um dos seus trabalhos num miradouro sobre o Tejo, quem sabe não o volte a fazer com o mote da música tradicional portuguesa.
A passagem do músico por Portugal, encerra esta noite, 26 de Maio, com um concerto no Theatro Circo de Braga. Se estiveres por perto não o percas, pois o multifacetado músico é mesmo uma agradável surpresa, sempre que sobe a um palco.
IN MUNDO UNIVERSITARIO
http://www.mundouniversitario.pt/artigos.php?art=2985