sexta-feira, 19 de junho de 2009

Sumol Summer Fest. - Combinado de surf e música na Ericeira


DANÇAR COM A PRANCHA NOS PÉS
Ribeira de Ilhas na Ericeira é o cenário para um dos primeiros festivais de Verão deste ano e decorre nos dias 26 e 27 de Junho. O espírito surf e de praia reflecte-se no cartaz que traz a Portugal grandes bandas internacionais, jovens promessas nacionais, lendas vivas do reggae e conceituados nomes de DJ`S.

Por Shampo Decapante | info@mundouniversitario.pt

Dia 26: Lendas em palco
O jovem Patrice e o rodado Horace Andy abrem as hostes do festival e sobem ao Palco Sumol, o principal do certame. Se no primeiro encontramos o Reggae com influências de Bob Marley ou até mesmo do afro-beat de Fela Kuti no som e nas letras de consciência social, no segundo recebemos uma lenda viva que, com mais de 40 anos de carreira, dá voz aos mais emblemáticos símbolos de Jamaica, o Reggae, o Ska, o Rock-Steady e o Dance-hall.
No palco principal tocam também os portuenses Souls of Fire que levam à praia o legado Reggae-Roots, os emblemáticos The Original Wailers que trazem na memória os velhos temas do mestre Bob Marley juntamente com alguns originais. E os espanhóis Ojos de Brujo que transformam o Flamenco numa linguagem mais cosmopolita e actual.

Dia 27: Activismos na praia
Ana Free, que saltou do You Tube com a sua música influenciada por nomes como Bob Dylan ou Bryan Adams, abre o palco Sumol no segundo dia. No fim de tarde tocam os The Police in Dub, com temas da velha banda britânica num alinhamento Dub-Reggae que promete balancear o festival. De Berlim, o cartaz apresenta o Hip-Hop vestido de reggae dos Culcha Candela e dos EUA a voz do Songwrigtter de origem japonesa Justin Nozuka. A encabeçar o dia e vindo das Caraíbas, o músico rastafari Mishka oferece aos surfistas a sua poesia dedilhada palavra a palavra no conceito Reggae a que dará lugar a Tiken Jah Fakoly, músico da Costa do Marfim e uma voz na luta pelas jovens vitimas, mutilados e desalojados da guerra civil do seu país.

Dançar até de manhã
Para a tenda Good Vibes, aparecem no primeiro dia nomes nacionais como João Maria e Del Costa AKA Magazino, DJ Sadino com uma grande experiência internacional a rodar nos pratos sonoridades desde o minimal até ao Old School Detroit. A encerrar a tenda no dia 26, estão os senhores do Dub Nu Jazz, Depp House e Techno. Falamos de Tiefschwarzm, um dos mais aplaudidos duos internacionais nestas lides desde 1990.
Ao segundo dia, a bela Mary B abre a tenda Good Vibes seguindo-se o Minimal e o Deep Techno de Miguel Rendeiro.
Os últimos cartuchos do festival são disparados por DJ Patife, que promete um serão bem quente com a Bossa Nova misturada no Drum`n Bass com bastante mestria.

CARTAZ SUMOL SUMMER FEST

26 DE JUNHO
PALCO SUMOL

Patrice
Horace Andy
Ojos de Brujo
The Original Wailers
Souls of Fire

TENDA GOOD VIBES
Tiefschwarz
Magazino
João maria

27 DE JUNHO
PALCO SUMOL
Tiken Jah Fakoly
Mishka
Justin Nozuka
Culcha Candela
Police in Dub
Ana Free

TENDA GOOB VIBES
Dj Patife
Miguel Rendeiro
Mary B

foto - Ana Free

In Mundo Universitario

Sem comentários: